Ano: 2009-2016
Cliente: Bolsa de Imóveis e Lúcio Engenharia
Categoria: Representação e Consultoria Imobiliária
Localização: Rua do Livramento, 251, Ibirapuera – São Paulo (SP)
Sinopse
Em 2009, 4 lotes de casas estavam à venda em uma esquina privilegiada, perto do Parque do Ibirapuera. O projeto inicial de construção de uma padaria foi transformado pela ABAD em um empreendimento visionário que incorporou 35 imóveis para construir um edifício residencial de altíssimo padrão.
Desafio do Projeto
Um ano antes, a falência do Lehman Brothers tinha dado início a uma crise financeira de proporções mundiais e ao descrédito quanto a investimentos em imóveis. Mesmo o contexto sendo de instabilidade e de insegurança no mercado imobiliário, Silvio Luis Abad identificou uma grande oportunidade de empreendimento imobiliário, entre a rua do Livramento, a rua Joinville e a rua Charles Camoin.
Em vez de fechar a compra das 4 casas que inicialmente estavam à venda, foi feita uma proposta de incorporação de 35 imóveis, em um terreno de 5.100 m², à Lucio Engenharia e à Bolsa de Imóveis. Para viabilizar o empreendimento, era preciso convencer os diversos proprietários e lidar com altos riscos e uma série de obstáculos na compra de imóvel por imóvel, até atingir a totalidade da área envolvida no projeto
Por exemplo, os estabelecimentos comerciais e de serviços não tinham tanto interesse em se mudar do local e temiam que isso comprometesse suas atividades. Já nas residências, muitos proprietários resistiam à venda dos imóveis por terem tido experiências anteriores mal-sucedidas com outros corretores. Uma das casas trouxe um impasse adicional: o imóvel pertencia a um casal que, há muito, morava no exterior e tinha sido invadida há anos, configurando uma situação de usucapião. Ademais, havia questões burocráticas de documentação em dia, inventário e dívidas que precisaram ser devidamente analisadas e resolvidas.


Solução
Resultado
Em aproximadamente 2 anos, foi possível fechar a venda dos 35 imóveis e fazer a incorporação do terreno de 5.100 m², um dos últimos com esta dimensão na região do Ibirapuera. Isso possibilitou a construção do edifício Bellini, que ficou pronto totalmente em 2016. Um empreendimento acima de R$ 600 milhões de reais em VGV, com apartamentos residenciais de altíssimo padrão, com mais de 600 m², valendo mais de R$ 25 milhões de reais cada.